Vários deputados distritais usaram o microfone da tribuna da Câmara Legislativa na tarde desta quarta-feira (14) para comentar a situação da iluminação pública no Distrito Federal. O deputado Chico Vigilante (PT) contou já ter recebido reclamações do setor empresarial sobre a falta de iluminação em diversas localidades. “Fui procurado por um importante empresário do ramo de farmácias do DF. Ele estava me falando do verdadeiro breu que virou o DF. Por onde andamos, vemos as cidades mal iluminadas. Todos nós sabemos que a falta de iluminação incentiva a bandidagem”, reclamou.
O deputado Max Maciel (PSOL) concordou com o colega. “Quando há iluminação eficiente, aumenta a sensação de segurança. Isso é muito importante para as pessoas poderem se deslocar pela cidade sem medo”, afirmou. Para o deputado Fábio Félix (PSOL), é preciso que a população cobre do governo. “Tem lugar no DF em que a única iluminação que existe é a do celular. As pessoas precisam denunciar. Não podemos naturalizar que esta cidade esteja neste breu, sendo que todo mundo tem que pagar a taxa de iluminação pública”, afirmou.
Para o deputado Pastor Daniel de Castro (PP), o problema tem que ser resolvido com diálogo. “A equipe do meu mandato tem visitado as cidades e estamos tirando fotos dos postes que estão com lâmpadas queimadas. Nós já encaminhamos um relatório sobre a situação em Vicente Pires para a CEB e as trocas já estão sendo realizadas por novas lâmpadas de LED”, relatou o distrital.
Eder Wen - Agência CLDF