Quinta, 08 de Maio de 2025
16°

Tempo limpo

Brasília, DF

Ação Social Social

CLDF realiza 2º Seminário Mãe, Deixa Eu Cuidar de Você

Nos dias 8 e 9 de maio, a Câmara Legislativa do Distrito Federal sedia o 2º Seminário “Mãe, Deixa Eu Cuidar de Você: Compartilhando a Caminhada”, u...

07/05/2025 às 14h00
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF
Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF

Nos dias 8 e 9 de maio, a Câmara Legislativa do Distrito Federal sedia o 2º Seminário “Mãe, Deixa Eu Cuidar de Você: Compartilhando a Caminhada”, uma iniciativa do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil) em parceria com o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). O encontro, gratuito e aberto ao público, prestigia mães e cuidadores que enfrentam os desafios diários da infância atípica. O formulário de inscrição para participar ainda está disponível.

A programação inclui palestras e rodas de conversa com especialistas das áreas de saúde, educação e assistência social sobre temas como vínculos afetivos, saúde integral da mulher cuidadora, educação inclusiva e manejo de crises. Também serão disponibilizados espaços de relaxamento e atendimento individual para as participantes. O encerramento será marcado pela entrega simbólica de cartas escritas pelas mães para si mesmas.


A realização do seminário cumpre uma das medidas previstas na Lei Cuidando de Quem Cuida (lei 7.310/23) , de autoria de Pedrosa, que institui o programa de atenção e orientação psicossocial às mães de crianças com deficiência. A norma determina a promoção de oficinas temáticas, cursos, encontros, seminários, conferências e fóruns de debates com foco central na maternidade atípica.

Segundo Pedrosa, o encontro proporciona um espaço comum para que mães e cuidadores de crianças com deficiência se conectem e compartilhem suas experiências. “Ser mãe atípica é viver uma jornada intensa, marcada por desafios, mas também por muito amor e superação. Esse seminário é um espaço de escuta e cuidado, para que essas mulheres sintam que não estão sozinhas. É o nosso gesto de reconhecimento e gratidão por tudo o que representam”, enfatiza o parlamentar.

Com informações do gabinete do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil)

Agência CLDF