Quinta, 24 de Abril de 2025
24°

Tempo nublado

Brasília, DF

Geral Gestão Pública

Problemas com a Neoenergia nas áreas rurais são debatidos em audiência pública

Os constantes picos e interrupções no fornecimento de energia elétrica pela Neoenergia nas áreas rurais do Distrito Federal foram tema de audiência...

24/04/2025 às 16h40
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Reprodução/ TV Câmara Distrital
Foto: Reprodução/ TV Câmara Distrital

Os constantes picos e interrupções no fornecimento de energia elétrica pela Neoenergia nas áreas rurais do Distrito Federal foram tema de audiência pública realizada nesta quinta-feira (24) pela Câmara Legislativa. A audiência, proposta pelo presidente da Comissão de Produção Rural e Abastecimento (CPRA), deputado Pepa (PP), foi realizada no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Participaram deputados distritais, representantes do governo, representantes da Neoenergia e produtores rurais.

“A energia elétrica ainda é um desafio para muitas famílias que vivem e produzem nas áreas rurais do DF. Eu acompanho o dia a dia dessas comunidades e hoje estamos aqui para buscar soluções conjuntas com diálogo, responsabilidade e ação. A falta de energia em diversas localidades prejudica a produção rural, a educação, a saúde e a qualidade de vida das comunidades. É preciso garantir que a energia chegue a todos”, defendeu Pepa na audiência. O deputado Iolando (MDB) ressaltou uma das principais reclamações dos produtores rurais do DF. “Queremos uma atenção especial da Neoenergia com relação às áreas rurais. Muitos locais possuem apenas ligações monofásicas, o que acaba gerando muita queima de equipamento”, relatou.

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Rafael Bueno, pontuou algumas das dificuldades enfrentadas nas áreas rurais e prometeu trabalhar para superar os problemas. “A rede muitas vezes é insuficiente para fazer as ligações necessárias. O que acaba acontecendo é que muitos acabam recorrendo a ‘gatos’ para furtar energia e fazer suas irrigações. Está certo? Não, mas temos que entender que há produtores com necessidades urgentes e eles não estão sendo atendidos. Sabemos de casos em que a rede é compartilhada por condomínios e áreas rurais. O produtor liga suas bombas e cai a energia no condomínio. Houve inclusive casos de ameaças por causa disso. Energia é coisa séria dentro do campo. Vamos planejar o direcionamento dos investimentos com base nas demandas dos produtores”, garantiu.

Foto: Reprodução/Agência CLDF
Foto: Reprodução/Agência CLDF


Presidente da Federação dos Pequenos Produtores Rurais do DF (Feprorural), Sérgio Leão pediu mais investimento da Neoenergia nos assentamentos rurais. “É muito importante o Legislativo estar atento às demandas das áreas rurais. Temos um problema seríssimo em vários assentamentos, pois nesses locais a energia é monofásica. Todos os dias temos bombas queimadas. Nós precisamos com urgência de mais investimentos nas áreas rurais do DF”, defendeu.

Representando a Neoenergia, o diretor técnico Antônio Carlos Queiroz buscou mostrar que a empresa vem investindo na manutenção e crescimento da rede elétrica do DF e afirmou que vai melhorar a atuação da Neoenergia nas áreas rurais. “Há demora para atendimento nas áreas rurais porque são locais de difícil acesso, com vegetação muito próxima à rede. Além disso, há muitos furtos de equipamentos. Para solucionar esses problemas, fazemos inspeções anuais em toda a rede, investimos na expansão da capacidade energética, criamos bases de operação mais próximas das áreas afastadas e incrementamos o número de equipes de atendimento. Nós não minimizamos o impacto que a interrupção de energia causa no meio rural. Vamos evoluir para atender melhor a população”, prometeu.


Produtores rurais de diversas regiões do Distrito Federal também tiveram a oportunidade de expor seus casos de dificuldade com a Neoenergia. Vários deles usaram o microfone para reclamar de ocorrências de picos de energia, que danificam equipamentos e prejudicam as lavouras. Ao final da audiência, foi estabelecido um compromisso entre a Comissão de Produção Rural e Abastecimento e a Neoenergia para buscar soluções aos problemas levantados. “O objetivo real da audiência pública é debater com a população. E ainda vamos ter mais audiências para tratar de outros problemas das áreas rurais, como a questão dos poços artesianos, a falta de equipes médicas nas Unidades Básicas de Saúde, a falta de linhas de ônibus e as dificuldades das escolas”, explicou o deputado Pepa.

Eder Wen - Agência CLDF