Os constantes picos e interrupções no fornecimento de energia elétrica pela Neoenergia nas áreas rurais do Distrito Federal foram tema de audiência pública realizada nesta quinta-feira (24) pela Câmara Legislativa. A audiência, proposta pelo presidente da Comissão de Produção Rural e Abastecimento (CPRA), deputado Pepa (PP), foi realizada no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Participaram deputados distritais, representantes do governo, representantes da Neoenergia e produtores rurais.
“A energia elétrica ainda é um desafio para muitas famílias que vivem e produzem nas áreas rurais do DF. Eu acompanho o dia a dia dessas comunidades e hoje estamos aqui para buscar soluções conjuntas com diálogo, responsabilidade e ação. A falta de energia em diversas localidades prejudica a produção rural, a educação, a saúde e a qualidade de vida das comunidades. É preciso garantir que a energia chegue a todos”, defendeu Pepa na audiência. O deputado Iolando (MDB) ressaltou uma das principais reclamações dos produtores rurais do DF. “Queremos uma atenção especial da Neoenergia com relação às áreas rurais. Muitos locais possuem apenas ligações monofásicas, o que acaba gerando muita queima de equipamento”, relatou.
O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Rafael Bueno, pontuou algumas das dificuldades enfrentadas nas áreas rurais e prometeu trabalhar para superar os problemas. “A rede muitas vezes é insuficiente para fazer as ligações necessárias. O que acaba acontecendo é que muitos acabam recorrendo a ‘gatos’ para furtar energia e fazer suas irrigações. Está certo? Não, mas temos que entender que há produtores com necessidades urgentes e eles não estão sendo atendidos. Sabemos de casos em que a rede é compartilhada por condomínios e áreas rurais. O produtor liga suas bombas e cai a energia no condomínio. Houve inclusive casos de ameaças por causa disso. Energia é coisa séria dentro do campo. Vamos planejar o direcionamento dos investimentos com base nas demandas dos produtores”, garantiu.
Presidente da Federação dos Pequenos Produtores Rurais do DF (Feprorural), Sérgio Leão pediu mais investimento da Neoenergia nos assentamentos rurais. “É muito importante o Legislativo estar atento às demandas das áreas rurais. Temos um problema seríssimo em vários assentamentos, pois nesses locais a energia é monofásica. Todos os dias temos bombas queimadas. Nós precisamos com urgência de mais investimentos nas áreas rurais do DF”, defendeu.
Representando a Neoenergia, o diretor técnico Antônio Carlos Queiroz buscou mostrar que a empresa vem investindo na manutenção e crescimento da rede elétrica do DF e afirmou que vai melhorar a atuação da Neoenergia nas áreas rurais. “Há demora para atendimento nas áreas rurais porque são locais de difícil acesso, com vegetação muito próxima à rede. Além disso, há muitos furtos de equipamentos. Para solucionar esses problemas, fazemos inspeções anuais em toda a rede, investimos na expansão da capacidade energética, criamos bases de operação mais próximas das áreas afastadas e incrementamos o número de equipes de atendimento. Nós não minimizamos o impacto que a interrupção de energia causa no meio rural. Vamos evoluir para atender melhor a população”, prometeu.
Produtores rurais de diversas regiões do Distrito Federal também tiveram a oportunidade de expor seus casos de dificuldade com a Neoenergia. Vários deles usaram o microfone para reclamar de ocorrências de picos de energia, que danificam equipamentos e prejudicam as lavouras. Ao final da audiência, foi estabelecido um compromisso entre a Comissão de Produção Rural e Abastecimento e a Neoenergia para buscar soluções aos problemas levantados. “O objetivo real da audiência pública é debater com a população. E ainda vamos ter mais audiências para tratar de outros problemas das áreas rurais, como a questão dos poços artesianos, a falta de equipes médicas nas Unidades Básicas de Saúde, a falta de linhas de ônibus e as dificuldades das escolas”, explicou o deputado Pepa.
Eder Wen - Agência CLDF