Quinta, 30 de Maio de 2024
19°

Tempo limpo

Brasília, DF

Segurança Segurança

Comissão de Segurança aprova destinação de sucatas de veículos para treinamento dos Bombeiros

A Comissão de Segurança da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou na tarde desta terça-feira (12) o projeto de lei nº 751/2023, de autoria ...

12/03/2024 às 16h50
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF
Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF

A Comissão de Segurança da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou na tarde desta terça-feira (12) o projeto de lei nº 751/2023, de autoria do deputado Roosevelt (PL), que altera a legislação sobre a destinação de veículos automotores terrestres em fim de vida útil. A mudança prevê a destinação dos veículos abandonados e sucateados ao Corpo de Bombeiros Militar para fins de treinamentos e instruções envolvendo resgate em acidentes de trânsito.

Segundo o texto, a quantidade de veículos destinados anualmente deverá atender ao planejamento a ser apresentado ao DETRAN-DF pelo Corpo de Bombeiros Militar.

O autor da proposta argumenta que a ideia visa assegurar o fornecimento de veículos inservíveis, sucata, ao Corpo de Bombeiros Militar para capacitações de seus militares na atividade de resgate veicular em acidentes automobilísticos, sendo imprescindível que os alunos dos cursos tenham contato com situações reais e possam manusear os equipamentos de salvamento em que simulam os diversos tipos de ocorrência que a corporação atende diariamente envolvendo acidentes automobilísticos.

Bombeiro Mergulhador de Resgate

Também foi aprovado pela Comissão o projeto de lei nº 2459/2021, também do deputado Roosevelt, que institui e inclui no Calendário Oficial de eventos do DF o Dia do Bombeiro Militar Mergulhador de Resgaste, a ser comemorado em 7 de outubro de cada ano.

Segundo Roosevelt, a primeira equipe de mergulho do Corpo de Bombeiros foi formada em 1970. Desde então, a Corporação já formou e difundiu essa atividade por diversos Estados, possibilitando o aprimoramento e aperfeiçoamento da operação de busca e salvamento aquático por todo país.

Os mergulhadores de resgate atuam na busca e salvamento, na recuperação de bens e também na prevenção de acidentes, através da instrução aos banhistas em locais públicos e privados para que não ocorra o risco de afogamento.

A Comissão aprovou ainda cinco indicações com sugestões ao Executivo: o aumento do policiamento em Santa Maria; a nomeação dos aprovados nas 300 vagas de escrivão e dos aprovados nas 600 vagas de agente de Polícia dos Concursos de 2019 e de 2020 da Polícia Civil do DF; melhoria na segurança pública nas imediações do Campus do IFB no Recanto das Emas; a reforma e ampliação do 13° Batalhão da PMDF, em Sobradinho; e a construção de um Batalhão da Polícia Militar e a implantação de uma delegacia no trecho 2 do Sol Nascente.

Participaram da reunião da Comissão de Segurança os deputados Iolando (MDB), Doutora Jane (Agir), Pastor Daniel de Castro (PP) e Hermeto (MDB).

Luís Cláudio Alves - Agência CLDF

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF Atualizado às 23h01 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 27°

Sex 27°C 16°C
Sáb 26°C 15°C
Dom 26°C 14°C
Seg 27°C 14°C
Ter °C °C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio