Segunda, 28 de Abril de 2025
18°

Tempo nublado

Brasília, DF

Saúde Saúde

Distritais fazem novos alertas sobre a dengue

De volta às atividades legislativas, após um período afastado por ter sido diagnosticado com dengue, o deputado Chico Vigilante (PT) ocupou a tribu...

27/02/2024 às 19h19
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF
Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

De volta às atividades legislativas, após um período afastado por ter sido diagnosticado com dengue, o deputado Chico Vigilante (PT) ocupou a tribuna da Câmara Legislativa, nesta terça-feira (27), para reforçar a necessidade de cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Também criticou o GDF, a quem acusou de “descaso” pela demissão dos agentes comunitários de saúde, “que iam de casa em casa” e atuavam para prevenir a doença.

Já o deputado Ricardo Vale (PT), ao lamentar as 55 vítimas fatais registradas no Distrito Federal, chamou a atenção para a previsão da própria Secretaria de Saúde “que estima em quase 200 mil o número de pessoas infectadas até os próximos dias e de até 150 o total de óbitos no período”. Para o distrital, o quadro é “alarmante”. Por isso, convocou a população para se unir em torno da prevenção.

Gabriel Magno (PT) também se referiu às mortes causadas pela dengue: “O governo não ouviu os alertas e agora, o sistema de saúde encontra-se em colapso”. O parlamentar lembrou que há um déficit de cerca de mil agentes comunitários de saúde. “Foram nomeados apenas 115 e para a região oeste, onde se encontra a maior parte da população, foram encaminhados apenas seis profissionais”.

Por sua vez, o deputado Joaquim Roriz Neto (PL) pediu apoio aos demais parlamentares, além de celeridade na tramitação, ao projeto de lei de sua autoria que prevê a distribuição gratuita de produto repelente para auxiliar na prevenção da dengue.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF