Terça, 29 de Abril de 2025
28°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Saúde Goiás

Saúde disponibiliza dose de reforço contra Covid para idosos

Medida segue recomendação do Ministério da Saúde, diante da identificação de novas sublinhagens do vírus no país. Reforço da vacina bivalente é rec...

07/12/2023 às 20h41
Por: Redação Fonte: Secom Goiás
Compartilhe:
Reforço da vacina bivalente é recomendado para idosos acima de 60 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos (Foto: Iron Braz)
Reforço da vacina bivalente é recomendado para idosos acima de 60 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos (Foto: Iron Braz)

O Estado de Goiás, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, passa a disponibilizar a dose de reforço da vacina bivalente contra Covid-19 para idosos acima de 60 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos. A orientação consta na nota técnica nº 83/2023, publicada pelo órgão ministerial na última terça-feira (05/12).

O documento foi emitido após a identificação de duas sublinhagens de uma variante da covid-19 no Brasil (JN.1 e JG.3).

“O estado do Ceará identificou essa nova variante da Omicron, que fez com que o número de casos naquele estado aumentasse. E, por isso, essa recomendação para que idosos e imunodeprimidos tomem mais uma dose da vacina bivalente. Lembrando que a orientação é para quem já tomou a última dose há seis meses ou mais”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Flúvia Amorim.

Covid

Em Goiás, já foram registrados, ao longo de 2023, um total de 110.463 casos confirmados de Covid-19, com 452 óbitos pela doença. Até o momento, contudo, não há registro das subvariantes JN.1 e JG.3 no estado, conforme o último sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-Go), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Atualmente, a XBB.1 é a subvariante com maior representatividade em Goiás.

Dose de reforço contra Covid

O imunizante está disponível nas 989 salas de vacinação em todo o estado. Hoje, a cobertura vacinal para a bivalente em Goiás é de 13,22%.

Além dos idosos, transplantados, pessoas vivendo com HIV, portadores de doença renal crônica em hemodiálise e pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico podem buscar a dose de reforço.

“Se você está nessa situação, a recomendação é procurar um posto de vacinação no seu município e atualizar sua caderneta”, completa a superintendente.

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás