Quarta, 17 de Julho de 2024
25°

Tempo limpo

Brasília, DF

Anúncio
Saúde Saúde

Biomédicos são homenageados pela CLDF

A Câmara Legislativa comemorou o Dia do Biomédico em sessão solene no plenário na manhã desta terça-feira (21), com transmissão ao vivo pela TV Dis...

21/11/2023 às 15h40
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF

A Câmara Legislativa comemorou o Dia do Biomédico em sessão solene no plenário na manhã desta terça-feira (21), com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube . O autor da homenagem, deputado Jorge Vianna (PSD), disse que a data “nos permite refletir sobre os avanços notáveis alcançados por essa profissão e sua inestimável contribuição para os serviços de saúde”, ao destacar que as transformações da biomedicina moldaram positivamente o cenário da medicina moderna.  

O parlamentar contextualizou que a biomedicina é uma área de estudo interdisciplinar que se desenvolveu ao longo do século XX, integrando conceitos e técnicas das ciências biológicas e médicas. Vianna, que é enfermeiro, explicou que o biomédico está apto a avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes patogênicos e os vetores, tanto na atuação hospitalar quanto na pesquisa, inclusive na descoberta de novas doenças e tratamentos.

Ele citou a Lei 6.684/1979 , que reconheceu e disciplinou a profissão de biomédico no País, profissional essencial para a área da saúde, especialmente nas atividades laboratoriais. O distrital reforçou: “É hora de reconhecer e aplaudir a dedicação dos profissionais que escolheram essa carreira. Cada avanço tecnológico e cada pesquisa inovadora são testemunhos do compromisso dos biomédicos com a humanidade”.

Durante o evento, foi apresentado um vídeo institucional do Conselho Federal de Biomedicina (CFB) demonstrando a robustez da profissão, que abarca cerca de duzentos mil biomédicos, oitocentos cursos, 150 mil acadêmicos, oitocentos cursos, mais de trinta habilitações, uma academia brasileira e uma escola nacional com atuação exclusiva, seis conselhos regionais e mais de trinta associações, além de federação nacional.


DNA de luta

O presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Silvio José Cecchi, agradeceu a homenagem da CLDF à categoria, da qual 80% são mulheres, ao salientar o “DNA de luta” da profissão. Do mesmo modo, o presidente do Conselho Regional de Biomedicina, Renato Pedreiro Miguel, narrou a “história de lutas e desafios” nesses quarenta anos e assinalou a versatilidade da carreira. 

Em nome da Secretaria de Saúde do DF, o biomédico Samuel Araújo Júnior, que trabalha no Hospital Regional de Samambaia, endossou o lema “DNA de luta”, que, segundo ele, ilustra bem a atuação dos biomédicos no DF no constante desafio de aumentar a representatividade e o número de profissionais na rede, posição corroborada pela vice-presidente do Sindicato dos Biomédicos do DF, Veralúcia Rodrigues.

Por sua vez, os novos espaços e recentes áreas de atuação dos biomédicos, como a tricologia capilar e a fisiologia do exercício, foram enfatizados pela presidente da Associação dos Biomédicos do DF, Aline Vesely, que defendeu a capacitação e a atualização profissional. Também ressaltou o aspecto multidisciplinar da profissão o presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto.

Nesse cenário, o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal, sugeriu aos conselhos profissionais realizar uma campanha de divulgação e esclarecimento sobre a atuação e a importância dos biomédicos.

Diversos biomédicos, como Homero Melo, se manifestaram a favor do fortalecimento da profissão no DF. Ainda durante o evento, foi feito um minuto de silêncio em memória da biomédica Ana Paula Farias. Ao final, foram entregues moções de louvor da CLDF a profissionais da área pelos serviços prestados à população do DF.

Leia Mais

Lei Federal 6.684/1979 
Regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e dá outras providências.

Franci Moraes - Agência CLDF

Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF Atualizado às 15h54 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 25°

Qui 26°C 14°C
Sex 27°C 15°C
Sáb 26°C 15°C
Dom 27°C 15°C
Seg 27°C 15°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio