Segunda, 17 de Junho de 2024
25°

Tempo limpo

Brasília, DF

Geral Geral

Rubem Confete é homenageado pela ABI no Dia da Consciência Negra

O sambista e apresentador da Rádio Nacional do Rio de Janeiro , Rubem Confete, é um dos homenageados na série especial da Associação Brasileira de ...

20/11/2023 às 23h02
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O sambista e apresentador da Rádio Nacional do Rio de Janeiro , Rubem Confete, é um dos homenageados na série especial da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20).

Aos 86 anos, Confete é um griô, aquele que mantém viva a memória do grupo, que conta as histórias e mitos da cultura africana.

A trajetória de Confete mistura-se com a história do Rio de Janeiro e do carnaval . Foi um dos fundadores da Império Serrano e passista na Estação Primeira de Mangueira, além do convívio com Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Jamelão, Xangô da Mangueira e Candeia.

Em depoimento ao programa Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda, no canal da ABI no Youtube , Rubem Confete fala sobre a família, o gosto pela leitura e como o samba entrou em sua vida.

Como compositor, fez parcerias com Nei Lopes, com Pagode do Exorcista , em 1974. No ano seguinte, foi a vez de Xangô é de Baê , junto com João Donato e Sidney da Conceição.

Confete trabalha há 43 anos na Rádio Nacional , da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) . Atualmente, apresenta o programa Histórias do Confete , da Rádio Nacional do Rio de Janeiro , além da Rádio MEC e TV Brasil . Iniciou no jornalismo na revista Guanabara , com passagens pelo Tribuna da Imprensa , Lampião da Esquina e no Pasquim , a convite do Jaguar. Foi também comentarista de carnaval nas emissoras Manchete e Globo.

O Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda é uma parceria da ABI com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que reúne depoimentos de jornalistas negros brasileiros sobre diversos temas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF Atualizado às 16h02 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 24°

Ter 25°C 13°C
Qua 25°C 14°C
Qui 27°C 15°C
Sex 27°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio