Nesta segunda-feira (11), a partir das 19h, o deputado Eduardo Pedrosa (União) realiza sessão solene para homenagear os profissionais da área da saúde que estão atuando na “Força-tarefa Oncológica”, composta pela CLDF, a Secretaria de Saúde e Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF). O evento será transmitido pelo YouTube da Casa .
“O sucesso da Força Tarefa é uma medida emergencial concreta, cujas ações devem continuar para garantir que os pacientes recebam a atenção necessária dentro de prazos estabelecidos, proporcionando atendimento digno, humanizado e de qualidade aos pacientes oncológicos. Nossos sinceros agradecimentos a dedicação de todos os profissionais da saúde que estão envolvidos e atuando nesta importante ação”, afirma o deputado.
Pedrosa explica que as medidas da Força-Tarefa foram incentivadas pela Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer da CLDF e visaram à diminuição e a redução da letalidade e da morbimortalidade da doença.
“O Plano de Ação previu propostas emergenciais de curto prazo, visando enfrentar os desafios impostos por uma possível desassistência e colapso no atendimento e tratamento dos pacientes oncológicos na rede pública de saúde do DF, com foco na organização das ações de prevenção e de promoção à saúde, com priorização do acesso ao diagnóstico e redução no tempo para início do tratamento oncológico”, acrescenta o deputado.
O parlamentar também cita que a Força-Tarefa já conseguiu diminuir a fila, que contava com cerca de 1.000 pacientes aguardando consulta há mais de 60 dias. Hoje, a espera está em 2 semanas com suporte de médicos oncologistas, e de outras especialidades, da SES, IGESDF, do Hospital Universitário de Brasília (HUB), além de equipes de enfermagem e ajuda voluntária e altruísta de médicos do Hospital Síriolibanês.
Para o evento foram convidados a secretária de Estado de Saúde do DF, Lucilene Florêncio; o presidente do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal, Dr. Juracy Lacerda Júnior; a gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário de Brasília, Ana Patrícia de Paula; a coordenadora da Residência Médica da Oncologia do Hospital Sírio Libanês, Drª Tatiana Strava Correa; e a promotora de justiça da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, a Drª Hiza Carpina.
Joás Benjamin (Estagiário) - Agência CLDF