Segunda, 17 de Junho de 2024
25°

Tempo limpo

Brasília, DF

Senado Federal Senado Federal

Zequinha alerta para crise no setor de mineração no Pará

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (29), o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) fez um alerta sobre a situação da mineração no estad...

29/05/2024 às 17h32
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
 - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
- Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (29), o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) fez um alerta sobre a situação da mineração no estado do Pará. Ele destacou os impactos negativos causados pela suspensão da licença ambiental da empresa Vale na operação das minas Sossego, em Canaã dos Carajás (PA), e Onça Puma, em Ourilândia do Norte (PA), em fevereiro deste ano. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) alegou que a interdição ocorreu em consequência do descumprimento de regras previstas em lei contra danos ambientais.

O senador destacou que, em função do embargo, a Vale cancelou contratos e, a partir do dia 13 de junho, concederá férias coletivas para mais 149 trabalhadores como forma de contenção de despesas devido à paralisação da produção.

— O mesmo já ocorreu com 108 trabalhadores da mina de níquel Onça Puma, no município de Ourilândia do Norte. Além das ameaças de demissões, a Vale cancelou o processo de recrutamento para a contratação de 130 trabalhadores em Onça Puma e 115 na mina do Sossego. Todos temem o fantasma do desemprego. Para um estado, no caso do nosso estado, lá do Pará, onde a informalidade no mercado de trabalho é altíssima, chegando a quase 60% dos trabalhadores ativos, é muito importante buscar medidas que preservem o emprego formal — disse.

O parlamentar também enfatizou que a interdição das minas ocorreu sem aviso prévio ou qualquer notificação oficial, o que gerou revolta entre os trabalhadores e suas famílias. Zequinha destacou que, na última segunda-feira (27), foi feita uma audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF), mas não houve acordo.

— Uma nova reunião de conciliação foi marcada para o dia 20 de junho. Vamos ver se governo e Vale vão encontrar uma solução para resolver o problema e retomar as operações dos dois grandes projetos. O doloroso é que, no meio desse impasse, estão cerca de 8 mil famílias de trabalhadores diretos e indiretos desses dois projetos, que dependem da retomada das minas para poder levar suas vidas e ter paz e tranquilidade para sustentar suas famílias — enfatizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF Atualizado às 16h02 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 24°

Ter 25°C 13°C
Qua 25°C 14°C
Qui 27°C 15°C
Sex 27°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio