Quinta, 30 de Maio de 2024
19°

Tempo limpo

Brasília, DF

Geral Goiás

Setor industrial goiano tem alta acumulada de 10,9% no 1º trimestre de 2024

Índice é bem superior ao nacional, de 1,9%, e o segundo melhor entre os estados, atrás apenas do Rio Grande do Norte

10/05/2024 às 11h23 Atualizada em 10/05/2024 às 11h28
Por: Redação Fonte: Secom Goiás
Compartilhe:
Em relação ao mês de março de 2023, a variação positiva do setor industrial goiano soma 7%, enquanto no Brasil houve recuo de 2,8% (Fotos: Hegon Corrêa e André Saddi)
Em relação ao mês de março de 2023, a variação positiva do setor industrial goiano soma 7%, enquanto no Brasil houve recuo de 2,8% (Fotos: Hegon Corrêa e André Saddi)

O setor industrial goiano registrou um crescimento acumulado de 10,9% no primeiro trimestre deste ano, aponta a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (09/05).

O índice é bem superior ao nacional para o mesmo período, que teve alta de 1,9%. Em relação ao mês de março de 2023, a variação positiva do setor industrial goiano soma 7%, enquanto no Brasil houve recuo de 2,8%.

O governador Ronaldo Caiado comemorou o resultado e destacou o apoio do Governo de Goiás ao setor produtivo. “Continuaremos trabalhando em parceria com todos que geram empregos e riqueza no estado, investindo em infraestrutura, inovação e qualificação da mão de obra para fortalecer ainda mais nossa indústria e contribuir para o desenvolvimento econômico de Goiás”, garantiu.

Foto: Reprodução/Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás

 

Ainda de acordo com o levantamento, tanto no primeiro trimestre de 2024 quanto na comparação entre o mês de março deste e do último ano, Goiás figura em 2º lugar, atrás apenas do Rio Grande do Norte.

Em março de 2024, a confecção de artigos do vestuário e acessórios apresentou expressivo crescimento: 167,2%. Em seguida, vieram as categorias de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (85%) e fabricação de produtos químicos (20,2%).

Contudo, a principal atividade no mês, devido ao peso na produção industrial do estado, foi a fabricação de produtos alimentícios (carnes de bovinos frescas ou refrigeradas, carnes e miudezas de aves frescas ou refrigeradas, resíduos da extração de soja e óleo de soja refinado), que teve alta de 6,8% em março, contribuindo com 3,38 pontos percentuais do avanço total observado.

Incentivo à indústria

“O fortalecimento da indústria em Goiás permanece como um dos nossos principais objetivos para gerar emprego e renda para todos os goianos, seja por meio de programas como o Cinturão da Moda, que incentiva a indústria têxtil e de confecção, ou por meio de incentivos fiscais e atração de investimentos”, destaca o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

“Os dados mostram que Goiás vem se destacando e alcançando resultados à frente da média nacional, mantendo a nossa economia aquecida e gerando emprego e renda para a população”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Sobre a PIM-PF

A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física gera indicadores de produção mês a mês para as indústrias extrativa e de transformação. As informações permitem a análise do nível da produção ao longo do tempo para uma mesma unidade da federação ou entre unidades da federação, em diferentes setores de atividade.

Saiba mais

Indústria goiana tem décima alta consecutiva

PIB industrial e de serviços em Goiás alcançam maior índice da história

Indústria goiana tem maior crescimento acumulado dos últimos nove anos

Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e Secretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF Atualizado às 23h01 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 27°

Sex 27°C 16°C
Sáb 26°C 15°C
Dom 26°C 14°C
Seg 27°C 14°C
Ter °C °C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio