Suporte dos Bombeiros humaniza e dá agilidade à mutirão de combate à dengue

Médicos e enfermeiros da corporação atuaram em tendas de quatro regiões administrativas; pacientes elogiaram atendimento

A ação de 50 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) em quatro tendas do mutirão da Saúde de combate à dengue foi bem recebida por pacientes que buscaram atendimento nesse sábado (8). Dezesseis médicos e nove farmacêuticos da corporação se distribuíram por turnos (manhã e tarde) em quatro tendas instaladas há 15 dias pela Secretaria de Saúde nas regiões administrativas de Ceilândia, Brazlândia, Itapoã e Planaltina. As cidades foram selecionadas entre todas as outras pela corporação pelo grande número de focos encontrados do mosquito Aedes Aegypti.

“O atendimento é muito profissional. Estamos sendo tratadas com amor e atenção”, elogiou a doméstica Eva Cristina da Silva, 32 anos. Ela acompanhava a irmã Cristiana Aparecida, 27, diagnosticada com dengue pelo corpo médico na tenda montada no estacionamento do Hospital Regional de Planaltina.

Cristiana, que está desempregada e mora no bairro Arapongas, começou a sentir dores pelo corpo e na cabeça, fraqueza e febre ainda no começo da semana. Só conseguiu buscar ajuda na tenda no sábado. Depois de passar pelo atendimento da equipe da Secretaria de Saúde e pelos médicos dos Bombeiros, fez o exame e foi constatada a doença. Sob uma maca e tomando soro para se hidratar, ela disse ter se sentido segura com o atendimento prestado. “Foi maravilhoso. Deveria ter mais tendas como esta para desafogar os hospitais.”

Ao chegar com o pai em busca de socorro, o gerente Anderson Sainça Machado, de 41 anos, acreditava estar com dengue. O resultado do teste deu positivo. Ainda assim ele ficou de repouso e recebeu hidratação venosa.” Fui bem cuidado e o atendimento aqui está sendo rápido e eficaz”, contou.

Paciência
Na tenda visitada pela Agência Brasília em Planaltina, a tenente coronel Roberta Meirelle recebia com paciência quem buscava ajuda. Os pacientes passavam primeiro por uma equipe da Secretaria de Saúde que verificava a pressão, a temperatura e faziam um teste rápido de dengue hemorrágica para casos aparentemente mais graves. Em seguida, o cidadão era encaminhado a um dos quatro atendentes – dois médicos dos Bombeiros e enfermeiros da Secretaria de Saúde. O teste rápido era pedido e casos que necessitavam eram encaminhados para hidratação – oral ou venosa. “Um trabalho importante que está sendo realizado”, avaliou a médica.

Para o enfermeiro Igor Xavier, que passou o final de semana atendendo a população em Planaltina, o resultado do trabalho tem sido bastante positivo. “As tendas estão dando uma vazão e fluidez muito grande e desafogando o atendimento nos postos e hospitais”, disse.

Balanço
Ao todo, o comando da equipe médica do CBMDF registrou, no sábado, 490 atendimentos à população nas quatro tendas. Houve 257 pessoas diagnosticadas com dengue; 13 remoções de casos mais graves encaminhados aos hospitais; 66 casos de hidratações; e 246 testes NS1 – que é o teste rápido feito nos postos e que indica infecção recente.

O número de testes registrados e casos detectados com positividade variaram entre as regiões administrativas atendidas pelos bombeiros: no Itapoã foram 44 testes, sendo 5 positivos; em Planaltina, de 100 testes, 8 foram reagentes; em Brazlândia, 38 testes e 15 positivos; e em Ceilândia foram 63 testes, sendo 17 confirmados com dengue.

Do total de 246 testes realizados e 45 casos contornados, o percentual de positividade foi de 18,3%, número considerado alto pelo Corpo de Bombeiros. Ainda segundo a assessoria de comunicação da corporação, alguns casos se confirmaram como dengue, mesmo com o resultado negativo do exame que após quatro dias de infecção não reage na amostragem.

Postado em: 10/06/2019 às 08:51:59
Link:

 • News | Outras Noticias
01/08/2015 - Polícia Civil prende falso dentista em clínica em Ceilândia, no DF...
13/10/2015 - Gasto de Estados com servidores é o maior em 15 anos...
18/01/2016 - Sete regiões administrativas recebem a força-tarefa contra o Aedes aeg...
07/08/2015 - Vans escolares são obrigadas a ter cadeirinha para crianças de até 7 a...
27/11/2017 - Unidades básicas de saúde recebem cada vez mais pacientes ...
13/12/2017 - Sede definitiva do Colégio Militar Tiradentes começa a ser construída...
09/03/2018 - DF teve 417 casos prováveis de dengue desde janeiro deste ano...
01/02/2018 - Alunos da rede pública conquistam 1.583 vagas na UnB...
27/01/2016 - Combate à dengue em Brazlândia é intensificado...
04/05/2019 - Dilson Resende: agricultura referência em tecnologia e prioridades par...

 
Últimas notícias
Pesquisa afirma que cães também ficam reflexivos antes de do:
O estudo aponta que as dificuldades emocionais dos animais resultam em um sono c...
DF: Ibaneis manda 1º escalão economizar para investir em 105:
Governador determina ao secretariado o arrocho nas despesas de custeio para dest...

+ Destaques

     
Contador Visita


1
CD Verão 2019
Márcia Fellipe
2
Maravilhosa Graça
Luh Ribeiro
3
CD Promocional
Wesley Safadão
4
Novembro 2018
Xand Avião
5
Summer Hits
Saia Rodada
6
Eu te amo pinga
Antony e Gabriel
7
Bobo Fui Eu
Zé Neto & Cristiano
8
Sunshine
Cavaleiros do Forró
9
Eu ligo pra você
Zé Neto & Cristiano
10
Não Me Toca
Zé Felipe
 

Enquete - Vote Agora!
Qual seu estilo musical? +

Atendimento
Av Recanto Quadra 102 Lote 09 Sala 202
Recanto das Emas - DF
Depto Comercial
(61) 3434-3406
Horário de atendimento
Segunda a Sexta de 08:00 as 22:00
Powered by SimplesClick.NET