Procon promove mutirão para solucionar reclamações de telefonia

140 audiências de conciliação entre representantes das empresas e consumidores foram marcadas na sede do Procon

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, realiza ação especial para solucionar as reclamações abertas no órgão durante esse ano e o ano passado em relação ao setor de telefonia. O mutirão será realizado durante o mês de março com o objetivo de analisar e resolver todas as reclamações sobre telefonia de 2018 e 2019 em andamento dentro do Procon.

Na próxima semana, de 11 a 15 de março, 140 audiências de conciliação entre representantes das empresas e consumidores foram marcadas na sede do Procon. O atendimento é pré-agendado, e os consumidores já foram previamente contatados pelo órgão para participar da ação. O mutirão abrange as empresas Oi, Tim, Claro, Vivo e Sky. Além das audiências de conciliação, mais 553 reclamações serão analisadas pelo Procon durante o mês de março, sendo a empresa reclamada notificada por escrito para apresentar defesa no prazo de 10 dias. Se comprovado o desrespeito ao direito do consumidor, e a empresa não apresentar a solução para o problema, o Procon aplicará multa que pode chegar a R$ 6 milhões.

“Estamos planejando várias ações especiais para dar vazão aos processos dentro do Procon e conseguir dar uma resposta rápida para o consumidor. O mutirão de telefonia já é o segundo deste ano. Resolver essas queixas é estratégico e muito importante para a população, porque o setor é o carro-chefe de reclamações dentro do Procon”, explica o diretor-geral Marcelo Nascimento.

O setor de telefonia é o mais reclamado pelos consumidores nos últimos anos junto ao Procon. Somente no ano passado, 5,5 mil consumidores procuraram o órgão com problema de telefonia fixa, móvel ou TV por assinatura. O número corresponde a mais de 25% do total de atendimentos do instituto no ano passado. Cerca de 90% dos consumidores têm seu problema resolvido junto à operadora de telefone após procurar o Procon.

Entre os principais problemas relatados pelos consumidores estão cobranças indevidas, descumprimentos de contratos, cancelamentos, não cumprimento da oferta, má prestação do serviço, e atendimento via SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

DIA DO CONSUMIDOR

Em continuidade à programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o  Procon irá ministrar o curso “Formação prática em Direito do Consumidor para micro e pequeno empresário”, na próxima sexta-feira, 15, das 9h às 12h, na Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal .

A expectativa do instituto é que a formação do pequeno e micro empresário retorne em ganho real para o mercado de consumo do DF. O foco do curso é esclarecer questões práticas e dúvidas frequentes dos micros e pequenos fornecedores de forma que eles passem a observar e a respeitar a legislação de consumo.

“Nosso objetivo com o curso é promover a formação do micro e pequeno empresário e reforçar, de modo imediato e concreto, a qualidade do comércio local e o respeito ao consumidor do DF. Muitas vezes percebemos que falta informação e atenção ao micro e pequeno comerciante”, argumenta o diretor-geral do Procon, Marcelo Nascimento.

*Com informações do Procon-DF

Postado em: 11/03/2019 às 10:25:12
Link:

 • News | Outras Noticias
23/03/2018 - Posto do DFTrans no Plano Piloto estará aberto neste sábado (24)...
10/12/2016 - Arquivo Público adota técnica especial para conservar fotos históricas...
11/08/2017 - Licença-paternidade estendida já beneficiou 708 servidores...
11/03/2016 - São Sebastião recebe primeira Roda de Conversa de 2016...
21/08/2015 - Grupo faz manifestação em Brasília em apoio ao governo Dilma...
15/04/2016 - Governo detalha esquema do trânsito para votação do impeachment...
26/01/2018 - Sorteados no Nota Legal começam a receber prêmios nesta sexta (26)...
05/07/2016 - Mulheres vítimas de violência doméstica têm acesso a cursos profission...
24/11/2016 - Comissão aprova guichê específico para gratuidade no transporte intere...
03/06/2016 - Inversão da Samdu e da Comercial começa nesta sexta-feira (3)...

 
Últimas notícias
Uma mulher de múltiplas atividades:
Subcomandante da comunicação social do Corpo de Bombeiros Militares do DF, a maj...
Coleta seletiva, um desafio de todos:
Usuários do DF podem acompanhar o cronograma de recolhimento do lixo pelo site d...

+ Destaques

     
Contador Visita


1
CD Verão 2019
Márcia Fellipe
2
Maravilhosa Graça
Luh Ribeiro
3
CD Promocional
Wesley Safadão
4
Novembro 2018
Xand Avião
5
Summer Hits
Saia Rodada
6
Eu te amo pinga
Antony e Gabriel
7
Bobo Fui Eu
Zé Neto & Cristiano
8
Sunshine
Cavaleiros do Forró
9
Eu ligo pra você
Zé Neto & Cristiano
10
Não Me Toca
Zé Felipe
 

Enquete - Vote Agora!
O Quê Cidade Precisa? +

Atendimento
Av Recanto Quadra 102 Lote 09 Sala 202
Recanto das Emas - DF
Depto Comercial
(61) 3434-3406
Horário de atendimento
Segunda a Sexta de 08:00 as 22:00
Powered by SimplesClick.NET