• marketing.liderfm@gmail.com
  • (61) 3434.3406 (61) 99321.9363
News Photo

Ocupação de leitos de UTI para Covid-19 está acima de 80% em seis estados

  • GDF
  • Dezembro 02, 2020

Seis estados brasileiros apresentam taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) dedicados a pacientes com Covid-19 superior a 80%, o que indica alto risco de colapso do sistema de saúde.São eles, respectivamente: Santa Catarina (com 85% dos leitos de UTI ocupados); Paraná (84%); Pernambuco (84%); Espírito Santo (82%); Rio de Janeiro (81%); e Rio Grande do Sul (80%). Desses, três são da Região Sul do país.

Esses números foram obtidos em levantamento feito pelo Metrópoles junto às secretarias de Saúde das 27 unidades federativas. Os dados foram atualizados pelas pastas entre sexta-feira (27/11) e terça-feira (1º/12).

A pesquisa, feita com base nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pelas secretarias de Saúde e em dados registrados em painéis, engloba os leitos de UTI de hospitais da rede pública e/ou privada.O panorama mostra a gravidade da atual situação em meio ao temor de que o país esteja no limiar (ou já tenha entrado) da chamada “segunda onda” – termo que não tem sido usado por especialistas – da pandemia do coronavírus. Os números de casos e de mortes voltaram a crescer no território nacional.

Para comparação, boletim publicado na última quinta-feira (26/11) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com dados de 8 a 21 de novembro, informava que apenas dois estados tinham taxa de ocupação crítica nas UTIs para Covid-19.

Eram eles: Amazonas (86%), que apresentou queda – hoje a ocupação é de 73% – e passou a ser considerado como de risco médio, e Espírito Santo (85%), que viu a taxa abaixar apenas dois pontos percentuais.Os outros cinco estados que passaram a fazer parte do grupo de risco crítico, ou seja, com taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 maior que 80%, já beiravam o limite de gravidade.


fonte  metropoles

Compartilhar

Comentários

Fale com a diretoria. Você gostaria de enviar uma mensagem diretamente, com sugestões, ideias ou mesmo críticas?